Rua Catiguá, 159 - Conj. 921 - Tatuapé - São Paulo

Otimizando o Funil de Vendas

Funil de vendas, essa expressão pode nos dizer muitas coisas, sabemos que para uma boa estratégia dentro do marketing digital é fundamental saber sobre esse processo. 

Temos total consciência de que para otimização dessa metodologia, precisamos entender como ela funciona. 

Então, podemos pensar da seguinte forma:

Pense na última vez que você comprou algo significativo –  um celular.

Primeiro, você pode ter lido algo sobre o processador ideal do telefone para você;

  • Então, você pode ter pesquisado “os melhore celulares” no Google;
  • Nessas listas, você pode ter lido comentários sobre cada sugestão;
  • Até agora, você está perto de tomar uma decisão — e nem sequer visitou um site.

Cada uma dessas experiências é um momento. Ou seja, você passou pelo processo de decisão, também conhecido como “funil”. Imagine se você vender celulares e sua marca estiver presente desde o início. É por isso que cada uma das etapas do funil de vendas é importante para você como profissional de marketing.

Podemos também aumentar o alcance do seu conteúdo otimizando-o com palavras-chave, e redirecionando para algumas plataformas:

  • Compartilhando nas mídias sociais, para que as pessoas possam encontrá-lo no Twitter, Facebook;
  • Promovendo em diferentes sites relacionados com estratégias de link;
  • Escrever coisas boas e únicas, para que as pessoas tomem nota e comecem a discutir seu artigo.

O topo de funil é considerado a fase de conscientização é o lugar de despertar o interesse do visitante. Trata-se da parte mais larga do funil, no qual você recebe o maior número de visitantes e tráfego orgânico que  é essencial para o seu negócio, afinal ninguém compra nada sem ter um motivo, certo?

Nesse caso, o topo de funil é o espaço de educar potenciais compradores tornando-os clientes fiéis da sua marca. Aqui, você vai atrair uma grande quantidade de pessoas que podem descobrir que o seu produto ou serviço pode ser exatamente o que eles estavam procurando.

Muitos dos problemas que temos é as dificuldades em priorizar oportunidades de venda diante do grande volume, conforme uma empresa vai evoluindo no decorrer dos anos, ela acaba entrando em um momento em que não consegue priorizar mais novos negócios. E se não houver uma gestão contínua e funcional, seu desempenho de vendas estará comprometido. 

A qualificação dos leads também são importantes, uma forma de fazer isso de forma rápida e direta é estudar o target do seu produto, e saber qual o perfil do seu usuário.

  • Usuários que demonstram intenção de compra, são considerados de grande potencial. 
  • Usuários que demonstram um certo interesse em seu produto, mas ainda não estão prontos para compra.

Todos esses tipos de usuários são ótimos para gerar leads e de alguma forma colaborar para o seu negócio, levando para o fundo do funil futuramente.

Mas para termos esse fluxo de leads alto, precisamos estar presentes na rotina das redes sociais dos usuários. O mercado está cada vez mais competitivo e o hábito de consumo não é mais o mesmo.  

Algum tempo atrás só pelo fato das organizações terem mídias sociais já se considerava que essa empresa estava utilizando estratégias eficazes de um marketing digital. Hoje porém, o mundo virtual é para todos, e qualquer companhia pode ter uma página na internet para divulgar seus produtos ou serviços.

O que queremos dizer é que a maioria das grandes empresas e micros também, já operam a todo vapor no cenário digital. E na realidade, o que conta como sucesso corporativo é atrair visitantes que podem se tornar clientes reais e para isso, precisamos seguir todos esses processos e ter uma grande organização para que possamos ver os resultados.

Organização também é um ponto fundamental, um grande volume de leads não quer dizer que estamos indo muito bem, não podemos confundir qualidade com quantidade. 

Para que seu funil de vendas se mantenha sempre limpo e muito bem classificado é necessário que obtenha uma ferramenta de CRM. Assim você saberá exatamente quando um possível cliente fechou uma compra e por que fechou e assim classificá la.

Um bom diálogo com toda equipe, sempre é muito importante, o único propósito de realizar avaliações e reuniões contínuas com a equipe é identificar e priorizar as oportunidades que estão no topo e no meio do funil.

Desta forma, os gestores poderão ter uma visão mais abrangente de todo o funil de vendas e obter maior controle sem perder tempo. O Marketing de Conteúdo é fundamental para que sua empresa prospere, fidelizando clientes e atraindo novos consumidores.

A construção de um funil de vendas pode ser trabalhosa, mas é um esforço que vale muito a pena se realizado adequadamente. 

Related Posts

Deixe seu comentário