Marketing político: qual sua importância? 

Já que é 2019 e passamos a pouco tempo por eleições no Brasil, este é um ótimo momento para falarmos sobre marketing político. Afinal, uma estratégia bem construída pode ajudar muito nos resultados 

E isso vale não apenas para o eleito em si, no chamado marketing político eleitoral, que é quando um conjunto de ações contribui para conduzir o eleitor a votar em um candidato específico. Durante o mandato de agentes públicos, o potencial dessa ferramenta também se mostra decisivo para a construção de uma imagem positiva, com foco na reputação e ganhos em popularidade.

Por essas duas vertentes, já dá para perceber que uma carreira na vida pública não existe sem marketing. Mas se valer de métodos utilizados em campanhas tradicionais pode não oferecer o mesmo retorno.

É por isso que todo aquele que tem essa ambição precisa se cercar de profissionais capacitados em marketing político, mas o que precisamos nos perguntar é:

  • O que você sabe sobre o assunto?
  • Quais são as principais estratégias indicadas para os objetivos da campanha?
  • Em quais exemplos reais de marketing político você pode se inspirar?

O que é marketing político?

Marketing político é um conjunto de ações voltadas à construção de uma imagem positiva em torno de um projeto, organização ou agente público.

Trata-se de uma estratégia cujo foco é conquistar a simpatia e apoio popular, referendando ações ou contribuindo para posicionar determinado candidato à frente dos demais em um processo eleitoral.

E o principal deles é conquistar o respeito e admiração das pessoas, atraindo a opinião público a seu favor. Obviamente, em eleições, o marketing político não se resume a enaltecer os potenciais de um certo candidato, como também visa destacá-lo dos demais.

Como em uma estratégia tradicional, é preciso se diferenciar da concorrência e ser escolhido pelo público como aquele que está preparado para oferecer as melhores soluções às suas necessidades.

O moderno cenário do marketing político oferece uma infinidade de oportunidades para se conectar com potenciais eleitores e moldar a opinião pública.

Qual a sua importância?

Como acabamos de mencionar, o marketing político engloba as ações realizadas por agentes públicos, candidatos e organizações para entender e atender os desejos e necessidades do eleitorado.

Você se lembra dos candidatos nos quais votou na última eleição?

Ou melhor, você acompanha o que eles vêm fazendo durante o mandato, depois de eleitos?
Se sua resposta for positiva, ótimo. Caso contrário, talvez o problema não esteja na falta de memória ou desinteresse na política.

Muitas vezes, o que ocorre é mesmo a ausência de uma estratégia, de um conjunto de táticas de marketing político por parte dos agentes públicos eleitos. Ou seja, de nada adianta responsabilizar o eleitor pelo desconhecimento sobre um determinado político ou seus projetos, assim como pela falta de apoio a eles.

O marketing político se mostra extremamente importante não apenas para se comunicar com aqueles que já são eleitores, mas também para fortalecer a imagem de quem ocupa um cargo público.

Quais as principais estratégias do marketing político?

Agora que você já sabe o que é marketing político, é hora de se aprofundar mais nas estratégias que englobam tudo isso.

Por isso a produção de conteúdo é uma prática a ser seguida para fazer marketing político com excelência e garantir que os candidatos estejam sempre na mente do eleitorado.

Produzindo conteúdo

Assim como o marketing pessoal pode agir em conjunto com o político, o marketing de conteúdo também desempenha um importante papel na construção e geração de valor para o eleitorado.

E não tem desculpa para deixar essa estratégia passar batida, pois o conteúdo pode ser apresentado de diversas formas, seja através de artigos de opinião ou vídeos eleitorais, por exemplo.

Todo esse material de qualidade produzido se torna uma poderosa arma para educar o eleitorado, explicando sobre a importância dos projetos e das diversas ações tomadas pelo candidato.

Além disso, em tempos de uso massivo de smartphones e redes sociais, quando um conteúdo realmente agrega valor para os eleitores, ele é rapidamente compartilhado por eles.

Isso acaba propagando aquela imagem que você desenvolveu lá no primeiro passo, alcançando um número grande de pessoas sem grandes esforços.

Consequentemente, esse compartilhamento de conteúdo também acaba conduzindo os eleitores para os grupos e redes sociais que você criou em torno do mandato.

A Unbound Sales tem uma equipe totalmente dedicada em desenvolvimento a campanhas de marketing, que seguem as melhores e mais modernas práticas focadas em vendas online do mercado. Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas para ver como podemos te ajudar a construir seu negócio online.

Basta clicar no link abaixo e preencher o formulário de contato.

https://unboundsales.com/contato/

 

 

Related Posts

Deixe seu comentário