Como unir estratégias de outbound 2.0 e inbound marketing?

O grande crescimento da globalização da internet e das plataformas online gerou, na última década, uma corrida para obter sucesso nos negócios, onde muitas são as empresas que criam e usam de estratégias qualificadas para se diferenciarem no acirrado mercado digital.

Mas como exatamente gerar uma estratégia diferente e que supra as necessidades de metas a serem batidas?

Com as grandes mudanças de se trabalhar o marketing nas últimas duas décadas, muitos pontos focais se confundiram no caminho, onde com o crescimento do inbound marketing, criou-se um determinado desdenho com o que chamávamos de outbound marketing.

Será que ainda vale a pena fazer outbound marketing? Ou melhor, será que é possível unir as duas estratégias?

Percebendo as grandes dúvidas que entornam o assunto, resolvemos criar esse artigo, para elucidar alguns pontos realmente importantes…

Chega de conversa e vamos lá!

O que é outbound marketing 2.0?

A primeira coisa que você tem que entender: O outbound marketing se atualizou para o que chamamos de outbound 2.0. Vendo a possível estratégia perdendo investimentos e resultados, a posição de marketing outbound não se fixa mais em banners, folhetos, propagandas televisivas e de rádios…

a alguns anos existe um novo tipo de outbound marketing, criado e disseminado por Aaron Ross através de seu Best Seller “Receita Previsível“, que tem mais haver com organização estrutural e novas maneiras de ir de encontro ao cliente, do que somente pagar propagandas e fazer ligações de telemarketing.

Dentre as inúmeras importantes estratégias, está a prática de aceleração de aquisição, nutrição e conversão de leads através de conceitos coesos e mudanças também, no processo de especialização e instrumentação de toda a equipe, de maneira a criar áreas dentro da área comercial com papéis totalmente direcionados.

Sim, as propagandas continuam sendo um pilar do outbound marketing. Alguns dos bons exemplos, seriam as propagandas entre os vídeos do youtube, ou até mesmo as campanhas pagas do Google, Facebook, Instagram, Linkedin, entre outros…

Mas está longe de ser o ponto de foco…

Fique atento aos espaços importantes a serem ocupados pela sua empresa. O Outbound ainda traz um lucro extremamente forte quando bem usado, não admitir isso é para além de perder dinheiro, é deixar um espaço a ser usado pela sua concorrência.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing revolucionou a maneira de se fazer marketing!

É inegável que o inbound marketing é uma das grandes estratégias a se fazer crescer uma empresa no mundo de hoje.

Para te explicar o que é de fato o inbound marketing, de forma simples, precisamos pensar sobre a maneira que se dá a busca de informação, como compramos e consumimos nos dias de hoje.

Tendo em conta que a quase totalidade das informações coletadas e buscadas são através da internet, então conteúdos disponíveis através de blogs, sites, mídias sociais e outras plataformas similares, são o que determinam a compra para os consumidores finais e também das empresas e indústrias.

Dentro desse pensamento, o conteúdo virou a grande chave de captação e atração de clientes, dentro do meio digital e no Mundo.

Na prática, a empresa usa conteúdo na internet, para atrair seus clientes.

Posteriormente etapas em que todo o tráfego que entra para acessar o conteúdo de um site, blog, redes sociais e outros, até converter o usuário (leitor do conteúdo) em comprador.

Essas etapas são chamadas de “funil de vendas”, que é exatamente o afunilamento do tráfego através de:

  • Atrair o tráfego através de conteúdo
  • Converter os visitantes em Leads
  • Transformar Leads em compradores
  • Analisar os processos e gerar melhorias
  • Recomeçar o funil

 

Não se engane, é mais difícil do que parece e mais fácil do que você imagina. Porém, uma coisa é certa:

É imprescindível profissionais capacitados no cumprimento de estratégias de inbound marketing.

 

Como usar inbound e outbound marketing juntos?

Existem diversas maneiras de se juntar inbound marketing com outbound marketing. O que é mais importante dentro desse processo de mistura, acaba por ser dois pontos:

 

  • É fundamental usar o mix de estratégias (no caso, é fundamental usar inbound marketing e outbound marketing juntos)
  • Você precisa dosar os momentos em que o outbound precisa ser protagonista e em que momento o inbound tomará a frente do processo.

 

Como acredito que você esteja iniciando no processo de conhecimento do “mix de estratégias”, traremos aqui o que de mais importante neste artigo:

Em qual momento usar o outbound de forma focal acima do inbound, e vice-versa?

Tudo vai depender do momento de sua empresa.

Mas não se esqueça, o fundamental é sempre usar um pouco das duas estratégias.

 

  • Quando se luta por resultados a curto-médio prazo:

Nesses momentos, sua equipe de Outbound é o obrigada a gerar sua sobrevivência ou crescimento. Enquanto isso, seu time de Inbound trabalha pensando em se tornar o grande referencial e autoridade no mercado, se pondo à frente dos concorrentes em SEO para suas palavras-chave e também gerando aproximação de clientes e leads, através de conteúdos ricos, artigos para blog, entre outros.

  • Quando se pode contar com resultados a longo prazo:

Quando sua empresa já é vista como referência consolidada no “mercado” em consequência do trabalho de inbound marketing , sua equipe de Outbound se torna ponto estratégico em conversões de clientes dos seus concorrentes ou validação de novos produtos e mercado, mas seu time de Inbound garante escalabilidade.

Por fim, tornou-se evidente a grande necessidade de se usar em conjunto outbound e inbound marketing como estratégias, pois uma estratégia sempre alimentará o processo da outra.

Fique atento, encontre e especialize uma forte equipe, pois isso é um grande passo para ter um negócio com Receita Previsível.

 

Quer conhecer uma empresa especializada em criar estratégias em conjunto, de outbound e inbound marketing? Vem com a gente!

Clique aqui e Converse com um de nossos especialistas.

 

Related Posts

Deixe seu comentário