Rua Catiguá, 159 - Conj. 921 - Tatuapé - São Paulo

Como colocar um site em primeiro lugar no Google?

Aparecer em primeiro lugar, ou mesmo na primeira página do Google, é reflexo um site acessível, relevante e bem otimizado, mas sobretudo de um serviço ou produto útil, de valor agregado e atrativo.

Após a criação de uma empresa e o lançamento de um site, o principal problema para a maioria dos empreendedores é ser encontrado. De preferência, entre os primeiros resultados nas pesquisa dos motores de busca. Porém, quando desenvolvem um site, a maioria não tem ideia que vai precisar ser encontrado, e muitos aspectos importantes acabam sendo esquecidos.

É importante também, identificar o que meros fatores técnicos consegue fazer pelo seu negócio. É mais fácil aparecer bem classificado quando você possui um diferencial de negócio, ou um produto diferenciado. Embarcar numa abordagem “eu também” sem oferecer nada diferente, não é suficiente. Se o seu negócio, produto ou serviço é apenas mais um, talvez você precise rever suas expectativas e repensar a sua estratégia de Marketing.

Como o Google classifica sites?

De uma forma simplista, o Google baseia-se em dois grandes pilares para classificar sites nas pesquisas: Relevância e Reputação. Enquanto Relevância é tudo aquilo que controlamos de uma maneira direta; é aquilo que escrevemos sobre nós. A Reputação é um fator indireto, pois ela pretende refletir como somos vistos por terceiros. Recomendo a leitura da documentação “O que é SEO” se pretende uma explicação um pouco mais técnica.

Hoje em dia, o Google considera mais de 200 factores algorítmicos para classificar resultados de pesquisa. Esses factores variam entre características técnicas e características qualitativas de um site. Enquanto SEO técnico pode conseguir melhorias técnicas no seu site, melhorias qualitativas conseguem-se quando o foco é melhorar experiências, um produto ou serviço.

O que posso fazer para melhorar o meu site?

Tecnicamente existem muitos recursos (a maioria gratuitos) que podem ajudar a melhorar um site nos motores de busca. Porém, os melhores resultados surgem quando se aplicam conhecimentos de Usabilidade, Arquitetura da Informação e Acessibilidade Web.

Lembre-se que, motores de busca recompensam um site de acordo com critérios de relevância e reputação. Então o seu site deve ser estruturado de uma forma coerente e duradoura. Evite criar uma arquitetura perseguindo mitos de otimização. Negócios diferentes têm sites diferentes, que por sua vez têm públicos diferentes. Nem todas os problemas têm as mesmas soluções, até para sites que operam na mesma vertical de negócio.

 

Para quem está a começar, alguns detalhes básicos que pode anotar:

  • Evite o uso excessivo de recursos com nível de acessibilidade web baixo: site somente composto por imagens; excesso de JavaScript/AJAX;
  • Certifique-se que os elementos de navegação, como menus e links internos são facilmente lidos pelos motores de busca;
  • Certifique-se que o seu conteúdo é propenso a ser partilhado. Crie um perfil da sua marca nas redes sociais e dissemine seu conteúdo;
  • Evite URLs complexas e que incluem informações inúteis ou irrelevantes: Lembre-se que URLs devem ser amigáveis tanto para motores de busca, como para pessoas;
  • Crie conteúdo tão bom, que seja propenso de ser referenciado por sites externos, jornais e sites de reputação;
  • Utilize a Search Console do Google para monitorar o desempenho do seu site. A ferramenta é gratuita e ajuda e identificar possíveis problemas.

Aparecer bem classificado é estratégico

Tanto empreendedores como os profissionais de Marketing cometem o erro de pensar em SEO como um “milagre técnico”. Aquele voodoo que vai salvar um mau produto ou uma má estratégia de Marketing e colocar seu site em primeiro lugar. Se o seu produto não é desejado, vai ser difícil você ganhar reputação, ou se tornar uma autoridade no mercado em que opera.

O primeiro lugar no Google, como qualquer outra posição na pesquisa orgânica, não pertence a ninguém por direito, nem deve ser tomado como um dado adquirido. A cada dia que passa a internet evolui, novo conteúdo é criado e publicado.

SEO pode ajudar, mas ele não substitui um diferencial de negócio, ou um posicionamento estratégico. O Google gosta de sites que representam um bom produto, um negócio legítimo, uma experiência única. Certifique-se que o seu site reflete uma ou mais dessas qualidades, só assim terá chances de aparecer na primeira página… Ou, quem sabe, em primeiro lugar no Google.

Já fiz de tudo, mas continuo sem conseguir aparecer em na primeira página do Google. O que estou fazendo errado?

Aparecer bem classificado nas pesquisas do Google é fruto de trabalho e reconhecimento de qualidade. Você pode trabalhar o conteúdo do seu site para que ele seja relevante para as pesquisas, mas isso é apenas uma das muitas qualidades que o seu site tem que apresentar. 

O Google gosta de links que sejam ganhos por mérito, se você tem muitos links, certifique-se que estes não foram artificialmente plantados. Se manipulou reputação ou usou táticas de link building questionáveis, o Google vai perceber a sua intenção e o valor dos links será reajustado proporcionalmente.

A Unbound Sales tem uma equipe totalmente dedicada em desenvolvimento a campanhas de marketing, que seguem as melhores e mais modernas práticas focadas em vendas online do mercado. Entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas para ver como podemos te ajudar a construir seu negócio online.

Basta clicar no link abaixo e preencher o formulário de contato.

https://unboundsales.com/contato/

 

 

Deixe seu comentário